Há alguns anos atrás, bastava chegar na feira e pedir um quilo de tomate. Hoje já não é tão fácil assim. Já há nove tipos de tomates comestíveis plantados só no Brasil. E se a referência for a variedade, o número se multiplica. Há dezenas disponíveis.
Então vamos falar um pouco sobre eles. Para começar o tomate é uma fruta e não legume como muitos imaginam, pertence a mesma família que a pimenta, pimentão e berinjela.
Fonte em Licopeno, substancia antioxidante que combate os radicais livres e retarda o envelhecimento dos tecidos, segundo pesquisas recentes o Licopeno age na prevenção de diversos tipos de câncer, inclusive o de próstata. É ele que confere a cor vermelha ao tomate e pode ser encontrado em menor quantidade na melancia, goiaba, morango e no mamão. Quanto mais intensa a cor do tomate, mais rico em licopeno ele será. Por ser uma substância carotenóide, o licopeno é melhor absorvido na presença de gorduras monoinsaturadas, a gordura saudável. Por isso, sempre que for preparar ou comer algo a base de tomates acrescente 1 fio de azeite de oliva extra virgem.
Associado a cozinha Italiana e mediterrânea o tomate na verdade é americano, altamente consumido nas civilizações inca, maia e asteca era totalmente desconhecido da pelos europeus que consideravam um fruto venenoso. Somente no séc. XIX que o tomate passou a ser cultivado e consumido na Itália, França e Espanha. Foi a partir desse momento que ele se tornou referência da gastronomia mediterrânea, e indispensável na maioria das civilizações e preparações de alimentos. Alla bolognesa, à espanhola, à mexicana, à la marselhesa, alla napolitana, alla parmigiana, à la orientale, à la niçoise, à portuguesa e à la provençale são apenas algumas das infinitas referencias usadas em receitas que adotam o fruto como ingrediente, uma lista que não para de se renovar.
Os grupos de tomates são divididos de acordo com o formato, finalidade e sabor.
- Santa Cruz - Tradicional na culinária, utilizado em saladas e molhos, de formato oblongo.
- Caqui - Utilizado em saladas e lanches, com formato redondo
- Saladete - Utilizado em saladas, possui formato redondo.
- Italiano - Utilizado principalmente para molhos - Eu particularmente adoro usar fazer uma saladinha com ele - com formato alongado.
- Cereja - É um mini-tomate, muito usado como aperitivo, em mini sanduíches, saladas e decoração de pratos - aqui em casa somo viciados no cereja - possui tamanho pequeno, redondo e oblongo.
Além do formato e sabor, os tomates podem ter variação na cor. No Brasil o mais comum é o vermelho, mas existem tomates nas cores: Rosada, Amarela e Laranja.
Tomate Azul para fins medicinais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário